Translate

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

Olá a todos!


No primeiro post desse mês, vou falar sobre o Quadro Comum Europeu e também minha opinião sobre o mesmo. 


Para as pessoas que não conhecem o Quadro Comum; ele tem finalidade de medir a proficiência de um estudante de Idiomas, nos seguintes níveis: A1, A2, B1, B2,C1 E C2. Cada nível tem um tipo de proficiência, porém vou escrever sobre os níveis em português do Brasil, porque cada país tem o seu modo de falar, por exemplo: PT - EUROPEU: A1 Inicial, PT - Brasil: A1 Iniciante.



Vamos começar, então.

A - Falante Básico:

A1- (Iniciante): É o nível mais básico do Quadro. Aqui, a pessoa está começando o aprendizado de uma nova língua estrangeira, com o vocabulário básico do Idioma, exemplo: tipos de saudações, números, os verbos básicos que são mais usados (ser, estar, comer, poder), possessivos, etc. Nesse nível, a pessoa pode se comunicar com dificuldade ainda, pois ela não está apta para expressar-se em diferentes situações, exemplo: fazer reclamações, falar que estar com dor em alguma parte do corpo (urgência), explicar algo para alguém ou orientar outra pessoa no idioma estrangeiro. 

A2 - (Básico): O nível A2, é considero o aprendizado básico do Idioma, nesse nível a pessoa começa a aprender o vocabulário que ela vai precisar no seu dia a dia, exemplo: os nomes dos móveis da casa, animais, produtos (compras), esportes, tipos de trabalho, tarefas domésticas e vai aprender a fazer perguntas básicas. A gramática continua básica também, exemplo: adjetivos comparativos, preposições de lugar, gerúndio e como se expressar no presente. Muitas pessoas nesse nível, na minha opinião, já tem uma ampla ideia de como expressar-se em diversas situações, porém seguindo com limitações no Idioma estrangeiro. 

B - Falante Independente:

B1 - (Intermediário): Este é o nível em que a maioria das pessoas querem chegar em uma determinada língua, seja para trabalho ou estudo. Há pessoas que fazem confusão e acham que o nível intermediário, é quase que um "falante nativo do Idioma", pois isso é uma equivocação pessoal! É certo que, existem pessoas que nesse nível já conseguem ter uma certa "fluência"; bom, isso depende de cada pessoa e de sua carga horária de estudos. Agora, o que a pessoa consegue fazer quando está no nível B1; ela consegue falar em uma entrevista de emprego, expressar seus sentimentos (espontaneamente), situações dentro de uma viagem, falar ao telefone no idioma estrangeiro, pois nesse nível a pessoa já tem uma boa noção dos sons das palavras e da fonética do Idioma estrangeiro. Na gramática, as coisas começam a ficar um pouco mais difíceis, exemplos do que as pessoas (podem) ou que vão aprender no nível B1: verbos modais, expressar-se no passado, condicional, pronomes reflexivos, voz ativa e passiva. 

B2 - (Usuário Independente): Como o nome já diz: Usuário Independente. Aqui, as pessoas conseguem falar de assuntos complexos, exemplo: política, lei e justiça, Universo, publicidade, religião e culturas diferentes. Enfim, o que as pessoas podem fazer no nível B2 ? Entender pontos principais de um texto, discutir opiniões diferentes nas áreas técnicas, comunicar-se de forma espontânea e fluente, sem fazer muito esforço para conversar com um falante nativo e levantar um assunto sobre temas atuais. 

C - Falante Proficiente:

C1 - Proficiência Operativa Eficaz: O níveis C1 e C2 são os que dizem, "se você é fluente em uma língua ou não". As pessoas que estão nesse nível: conseguem entender textos sofisticados e mais longos, falar fluentemente sem ter que procurar por palavras a todo momento, utilizar o Idioma na vida profissional como na social e também na escola ou faculdade de forma flexível. 

C2 - Domínio Pleno: O nível em que todos temem como o "impossível de alcançar", porque requer anos de dedicação ao Idioma. A pessoa consegue entender praticamente tudo o que lê ou ouve sem esforço, faz uma apresentação coesa e consegue expressar-se de forma mais fluente e exata. 


Considerações Finais:

O Quadro Comum é realmente muito útil, para ter a noção de fluência em certo Idioma, mas, como todos nós já sabemos o ser humano é muito falho. Por isso, não devemos julgar o nível de ninguém, quem define isso é o próprio estudante do Idioma, não posso chegar e falar, você é B1 e ponto final; não é assim que as coisas funcionam, você primeiro deve explicar o porque ela é B1 e os métodos que ela pode fazer para aumentar o seu nível no Idioma. Existem pessoas que estão no A2, porém por sua determinação e dedicação já podem ser qualificadas com nível B1 e vice-versa. 


É isso pessoal! Obrigado por tudo!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário